Quem Somos

A Escola fica situada na freguesia de Santa Clara, numa área que está a ser alvo de uma intervenção urbanística que tem como principal objectivo o realojamento da população que habitava antigos bairros degradados, onde estavam concentrados uma elevada percentagem dos nossos alunos. Esta freguesia localiza-se numa das zonas limítrofes da cidade de Lisboa, pouco industrializada e sem comércio significativo.

 

As actividades económicas estão ligadas predominantemente à construção civil, reparação de automóveis e serviços de armazenagem e são, essencialmente, empresas de média dimensão e muitas familiares. As actividades profissionais dos homens são, na sua grande maioria, a construção civil, pequeno comércio, venda ambulante e pequenos serviços. As mulheres dedicam-se fundamentalmente ao trabalho a dias e ao pequeno comércio.

 

Os hábitos socioculturais são diversificados devido à heterogeneidade da população existindo, contudo, relações de vizinhança que facilitam a integração.

 

Na freguesia existem alguns espaços verdes que funcionam como zonas de convívio, nomeadamente para crianças e idosos: o Largo da Igreja, o Largo das Galinheiras e o Campo das Amoreiras.

 

A Feira das Galinheiras, que se realiza semanalmente aos domingos, é muito característica, e muitos compradores e alguns vendedores são elementos da comunidade escolar.

 

As escolas existentes na freguesia são as seguintes: EB Pintora Almada Negreiros, EB1 JI Alta de Lisboa e EB1 JI Maria da Luz de Deus Ramos. 

 

Existe ainda algum movimento associativo que se traduz num conjunto de colectividades essencialmente de carácter desportivo e musical, como por exemplo: Banda Musical e Artística da Charneca, Clube Desportivo da Charneca, Grupo Desportivo Recreativo Tunelense, Centro de Atletismo das Galinheiras, Associação de Reformados e Idosos da Charneca, "Viver Jovem" Grupo de Jovens da Charneca ligados ao Projecto da C.M.L. "Contigo mais longe", Roda - Campo das Amoreiras - ocupação de tempos livres.

 

No que toca à relação do agrupamento com as famílias e com a comunidade educativa em geral, a nossa estratégia tem passado pelo estabelecimento de protocolos e parcerias com as mais diversas entidades, que de uma forma ou de outra, atuam dentro do contexto alargado da realidade que nos rodeia e de que nós, obviamente também fazemos parte. 

 

Neste momento temos a colaboração (através de parceria ou protocolo) com a CML, com a Santa Casa da Misericórdia, com a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, com a Associação Raízes, com a Associação Desportiva “Tunelense”, com o Judo Clube de Portugal, com a Junta de Freguesia de Santa Clara, com a Sicrosal-Artigos Promocionais Lda, entre outros/as. 

Todas estas entidades desenvolvem connosco, atividades e projetos não só dentro como também fora das nossas escolas.

 

Em termos de equipamentos de saúde existe apenas uma extensão do Centro de Saúde do Lumiar.

 

Procurar na página

Contacto

Escola Básica 2,3 Pintor Almada Negreiros
Rua Vasco da Gama Fernandes,
Alta de Lisboa
Lisboa
1750 - 443
Telf: 217 567 190
Fax: 217 567 195